terça-feira, 24 de abril de 2012

questões para debate


1  Questões para debate do artigo “Problematizando o estágio supervisionado de inglês”


    1. No artigo “Problematizando o estágio supervisionado de inglês”, as autoras argumentam sobre a importância do estágio supervisionado na “constituição, reforço ou mudanças nas teorias pessoais” (p.250) de professores pré-serviço no ensino de inglês na escola pública. Refletindo sobre a sua prática, qual seria a sua teoria pessoal no ensino público de Inglês? Essa teoria sofreu alguma modificação desde a sua experiência em sala de aula no estágio II? Comente. 

     2. Na página 251, Perin (2005) argumenta que na maioria dos cursos de formação de professores, “o estágio supervisionado se encontra desarticulado do restante do curso”. Ela também propõe que o estágio ocorra desde o início do curso de graduação. Refletindo sobre a nossa formação e a maneira como nosso curso está organizado, você concorda com a ideia de Perin? Justifique.

4 comentários:

  1. PessoALL,
    iniciamos a discussão dessas questões em aula hje. Gostaria que TODOS respondam tb ainda as seguintes perguntas:

    a) Qual sua expectativa com relação a sua atuação como professor(a) de língua inglesa? Vc pretende atuar/trabalhar em escolas públicas ou em qual(is)contexto(s) profissional(is)?

    b) onde você aprendeu e estudou inglês? na escola pública?particular?cursinhos de idiomas?

    c) O que é ensinar inglês para você?

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  2. 1 - Acredito que a minha teoria para o ensino público de Inglês é baseada no conceito de linguagem como prática social e também baseada nas considerações de tantos autores como Halliday (1994), Freire (2000) e Vigotsky (2003) que apontam para a linguagem sistêmica-funcional, educação libertadora e sociocultural. Acredito que a língua deve ser considerada como um sistema de funções pelas quais nos comunicamos, que possibilite ao educador e ao educando interagir de modo a construir conhecimento.

    2. O estágio supervisionado no curso de Letras da UFSM parece estar desconectado das demais disciplinas, se considerarmos a falta de associação entre as disciplinas de literatura, de linguística e também as demais de práticas pedagógicas. Os espaços para estágio (não apenas o obrigatório em contextos de escolas públicas) são realmente essenciais desde o início do curso, a fim de conectarmos as discussões teórico-metodológicas com a prática em sala de aula.

    a) Pretendo atuar em escolas públicas... porque acredito que a principal função do educador é ser agente de transformação social, e para isso, o contexto com maior necessidade de mudança é o ensino público.

    b) Aprendi inglês nos três âmbitos nos quais estudei, na escola pública, particular e também no cursinho de idiomas.

    c) Ensinar inglês é ensinar a língua inglesa a fim de incitar os educandos a discussão e construção dos conhecimentos global e local relacionados a temas que compreendam as necessidades sociais desses educandos, como atualidades, diversidade cultural, meio ambiente, saúde, arte, literatura, tecnologia, etc. Considero o ensino de inglês também como um campo de conhecimento que colabora com outros de modo a motivar os alunos a entenderem a linguagem como o meio pelo qual se instauram relações, papéis e organização social.

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  3. 1- Acredito que a minha teoria pessoal para o ensino público de Inglês está relacionada com a abordagem sociocultural de desenvolvimento na qual o aluno aprende por meio de interações sociais (Vygotsky) e, também com a natureza social da linguagem com base em gêneros do discurso (BAKHTIN, 2003; MOTTA-ROTH, 2006). Acredito que aliando as duas abordagens, levando em consideração a realidade dos alunos, é possível fazer um ótimo trabalho. Obviamente, nem tudo acontece como planejamos. Desde que comecei o estágio na escola pública, algumas percepções mudaram, principalmente em relação a diferença de trabalhar com diferentes faixa etária.

    2- Concordo, pois no curso de Letras da UFSM parece que as disciplinas não estão associadas, não "se conversam", principalmente se considerarmos o início do curso. Acredito que desde o primeiro semestre, as relações entre teoria (universidade) e prática (escola) devem ser discutidas. Além disso, o estágio não precisaria ficar apenas para a segunda metade do curso, observando um ano para depois ministrarmos aulas.

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  4. a- Conhecia pouco a escola pública. Nesses primeiros dias de estágio pude observar o quão complicado e difícil é esse contexto. No entanto, tenho muita vontade de atuar/trabalhar em escolas públicas, tanto para retribuir os anos de ensino na universidade pública, mas principalmente para tentar mudar, nem que seja um pouco, esse contexto.

    b- "Aprendi" inglês em uma escola particular. Além disso, fiz um ano de cursinho de idiomas.

    c- Acredito que ensinar inglês é instigar os alunos sobre a importância dessa segunda língua (considerando o contexto desses alunos) e, então, promover um ambiente para que isso ocorra (aliar o que eles já sabem na língua materna com o "novo" - a língua, a cultura, etc.).

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